domingo, 17 de maio de 2009

Percepções ao navegar em hipertextos...

Temos no hipertexto uma das importantes ferramentas que procuram possibilitar a participação ativa do usuário na construção do conhecimento. Professor e aluno tornam-se mais ativamente participantes em relação ao processo de construção de conhecimentos, à medida que o hipertexto é construído de forma cooperativa, com interação mútua, sendo um espaço de construção de conhecimento efetivamente coletivo.
Utilizando o hipertexto em sala de aula com certeza teremos a diversificação das aulas maçantes em que o aluno apenas ouve o professor e aceita suas informações/explicações como única e possível fonte da verdade. Mas esse instrumento, quando utilizado em sala de aula, precisa ser empregado de maneira adequada, tendo claros os objetivos que se quer alcançar. Dessa forma, o hipertexto se torna mais um recurso pedagógico possível ao ensino/aprendizagem, mudando as relações dentro do espaço da sala de aula.
A idéia de hipertexto não é de hoje, nem surgiu com a Internet. Ele já se manifestava em séculos passados, desde a Idade Média, e mesmo assim, até hoje desempenha um papel fundamental dentro desta sociedade que cresce em forma de rede e que gira em torno da informação.
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, “O uso de hipertexto rompe com as seqüências estáticas e lineares de caminho único, com início, meio e fim fixados previamente”. Podemos interligar as informações segundo nossos interesses e necessidades momentâneos, navegando e construindo nossas próprias seqüências e rotas, assumindo uma postura ativa, experimentando novas situações, compartilhando informações, criando e construindo aprendizagens, interagindo para compreender/ensinar/aprender...
Criando seus próprios hipertextos acredito que os alunos irão estudar mais, além de haver um melhor rendimento e aceleração na aprendizagem. É também de responsabilidade nossa, enquanto educadores, de conduzir nosso aluno de modo que ele não se distraia com as muitas informações que a internet oferece, estipulando onde buscar o assunto específico, pois o hipertexto possibilita um leque de temas integrados que podem ter ligação direta ou não com o que está sendo procurado/trabalhado.
O hipertexto, sendo inserido na educação, trabalha a autonomia, a interação e a construção de conhecimentos. É de fato um recurso que organiza conhecimentos, que possibilitam a construção de dados com acesso associativo, imediato, intuitivo, combinando som, imagem e texto, ou seja, é a própria internet, que nada mais é que um grande hipertexto.
É de suma importância a qualificação do professor no que se diz respeito à informatização, para que assim o mesmo venha a transformar os conteúdos existentes na internet e no próprio computador em conhecimento para seus alunos, auxiliando assim nas pesquisas e levando novos elementos para compor sua aula, inovando os métodos de ensino-aprendizagem, estimulando a vontade de aprender.

Nenhum comentário: