segunda-feira, 22 de setembro de 2008

COMPARTILHAR É A MELHOR FORMA DE APRENDER!

Acho que você, assim como eu, de alguma forma, vai se identificar com esse vídeo, seja pela música, pelo conteúdo, ou pelas imagens que traz...

Pesquisando vídeos interessantes para postar em meu blog, encontrei esse que se refere à "TEIA COOPERATIVA", que é uma Assessoria Pedagógica que visa dar instrumentos e capacitação a pessoas da área de Educação para que o ambiente escolar seja modificado, criando nele possibilidades de aprendizado divertido e positivo para os alunos e professores, criada por dois sonhadores e inconformados, Reinaldo e Sylvia Syrdahl-Soler, que acham que a Educação ainda tem jeito e que o caminho é a participação e o engajamento de todos, criando um ambiente saudável e divertido para todos que na escola estão.

Vemos diariamente professores desanimados, alunos descomprometidos, e resultados negativos entre o aprendizado de nossos alunos, que se formam muitas vezes com conhecimento deficiente, e principalmente com falta de valores sociais.
O salário é pouco, e ensinar já nem sempre é prazeroso.
Então perguntamos:
O QUE FAZER????
COMO MELHORAR???
COMO CRIAR INTERESSE NOS PROFESSORES E NOS ALUNOS???
É POSSÍVEL???

Assista o vídeo. Vale a pena!


“ FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA” Cora Coralina



Esse vídeo está disponível no YouTube.

O Uso Responsável da Internet

Essa é uma animação para pais e educadores mostrando técnicas de uso responsável e de segurança para a internet.O vídeo é recomendado pela Fundação Xuxa Meneguel. Achei interessante compartilhá-lo com vocês...



Esse vídeo está disponível no YouTube.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Já que estamos compartilhando experiências...

Ser mãe é uma experiência única e maravilhosa na vida de uma mulher.
Além de professora, também sou mãe e, diga-se de passagem, uma mãe protetora, incentivadora, que ama seus filhos incondicionalmente, porque AMOR DE MÃE não se compara, não se compra, não há nada igual...

Tenho uma filhinha de três aninhos, a Caroline. Ela é muito linda, carinhosa e vaidosa. Adora batons, vestidos de "brilho", princesas...

E agora, quem está chegando para completar a alegria da mamãe, do papai e da maninha Carol é o EDUARDO, ou será JOSÉ ANTONIO?! Isso aí, vem um menino por aí. Se Deus quiser forte, saudável e feliz... Nosso gurizinho só está um pouco apressadinho para nascer... Estou com 35 semanas, falta pouquinho, tenho que ficar em repouso e tomar medicamento, conforme orientações médicas, para que sua formação fique completinha e seja evitado um parto prematuro. Estou afastada do trabalho e do curso por esse motivo, mas fazendo as tarefas à distância e acompanhando as postagens das colegas de curso em seus blogs.

Enquanto espero com expectativa e muita alegria o nascimento do meu filho, estou lendo muito (diversos assuntos) e em alguns curtos momentos, fazendo minhas postagens no blog. Até mais!!!

Aceitando o desafio e aprendendo a criar um Wiki...

Em postagem anterior, falei um pouco sobre o Wiki que criamos para realizar o registro do desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem individuais e do grupo. Agora, gostaria de poder compartilhar com você o assunto que meu grupo trabalhou e, principalmente, o Wiki que construí e, as descobertas que tivemos...
Fizemos nossa pesquisa sobre o assunto POLUIÇÃO. Já deves imaginar que surgiram várias questões sobre esse tema e o quanto estamos preocupados com a questão ambiental em nosso planeta, que encontra-se em situação de perigo... Me dediquei a pesquisar o tema DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO.
Existem fatores naturais de desequilíbrio e fatores de desequilíbrio induzidos pelo homem. Considerando a pesquisa realizada, o que foi até o momento pesquisado e discutido no grupo, fica difícil responder à pergunta principal que motivou meu trabalho. Ou seja: Será possível realmente haver uma tomada de consciência diante da situação de perigo em que se encontra o planeta e ver o homem agir de forma sensata e prudente em relação ao meio natural?
Cheguei a essa conclusão porque o homem, em "seu discurso", zela e preserva a natureza, mas demonstra o contrário em suas ações...

O homem é parte da natureza, depende dela para sobreviver, porém, é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. É o único animal do planeta que causa poluição e danos ao meio ambiente. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas...
Até quando?
Confira o trabalho feito e desafie os alunos/ professores de sua escola a trabalhar com Projetos de Aprendizagem e publicar suas descobertas, criando um Wiki. Vai ser fantástico!!!
http://coordenadoreslie.pbwiki.com/ (página Coordenadores LIE)
http://nteijuig01.pbwiki.com/ (página principal do grupo)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Vivenciando Projetos de Aprendizagem

No decorrer do curso, fomos desafiadas a trabalhar com Projetos de Aprendizagem. Ou seja, tivemos a oportunidade de construir novas possibilidades de trabalho em sala de aula, através de uma "nova" ferramenta, o Wiki. E nada melhor para aprender do que vivenciar/experimentar/testar...
E assim procedemos, levantando perguntas/dúvidas que tínhamos com relação a diversos assuntos, questões essas que poderiam resultar em pesquisas e novas descobertas. Formamos grupos conforme a afinidade entre as questões formuladas, sobre as quais queríamos maiores informações. Cada grupo criou um Wiki sobre o assunto (página principal do grupo) e cada componente do grupo seu Wiki próprio, conforme sub-tema do assunto principal. Tínhamos também a página dos Coordenadores LIE, montada pela nossa profª Eveline Eberle, multiplicadora do NTE de Ijuí/RS, onde consta, além de outros ítens, a relação de assuntos por grupo.
Foi uma oportunidade excelente de interagirmos, compartilharmos saberes e colaborarmos uns com os outros, levando em consideração o crescimento do grupo que, com entusiasmo aceitou o desafio, se envolveu e apostou em uma nova caminhada, como tantas já trilhadas e que resultaram em excelentes trabalhos desenvolvidos com a comunidade escolar onde cada profissional da educação atua...

PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Todo o embasamento teórico, feito a partir das leituras, áudios e discussões feitas em sala de aula e também fora dela, nas atividades à distância solicitadas pelo curso, rendeu uma boa discussão que, além de produtiva, foi desencadeando outras questões polêmicas relacionadas aos Projetos de Aprendizagem.
A proposta de se trabalhar com Projetos de Aprendizagem é viável, mas para isso precisamos romper com estruturas já definidas, dentre elas as próprias grades programáticas de cada série, pois ao optarmos por projetos de aprendizagem, o trabalho a ser desenvolvido pode “fugir” de uma seqüência pré-estabelecida, tomando rumos, muitas vezes, inversos ao caminho traçado.
Desenvolvendo projetos de aprendizagem, o aluno, como agente do processo, pesquisando, analisando, refletindo, buscando informações sobre questões do seu interesse, vai produzir o conhecimento e se envolver nas atividades propostas, pois o que estuda condiz com a sua realidade, faz parte do seu mundo, vai responder suas dúvidas, satisfazer suas curiosidades iniciais e gerar novas questões para serem problematizadas e averiguadas, pesquisadas...
Para modificarmos a realidade que temos, de um ensino praticamente tradicional, precisamos de estudo e da mudança de nossa própria prática, requerendo tempo para que haja encontros e troca de experiências entre colegas.
Salientamos que a mudança é um processo gradativo, trabalhoso, mas o importante é dar os primeiros passos para que realmente os projetos de aprendizagem tornem-se uma realidade no cotidiano escolar.
Com plena certeza, a partir do momento em que nós, professores, deixarmos de pensar que somos os detentores do saber e oportunizarmos ao aluno envolver-se mais como agente do processo construtivo do conhecimento veremos que sua passagem pela escola foi mais significativa e isso perdurará no tempo, pois se tornará um verdadeiro cidadão, responsável, autônomo, comprometido, mesmo estando fora da escola( veremos os frutos do que semeamos e nosso educando agradecerá as oportunidades de crescimento a ele oferecidas).
Analisando mais especificamente o texto “Projetos de Aprendizagem: prazer em ensinar e aprender”, escrito pela professora Eveline de Souza Eberle, percebe-se a importância de trabalharmos na escola com Projetos de Aprendizagem (ou PA), cujo “processo de estudo/investigação nasce dos interesses e necessidades dos alunos, e busca a aprendizagem significativa, metodologia esta diferenciada, voltada à interação, problematização, onde o aprendiz é desafiado a questionar, precisando pensar para expressar suas dúvidas”.
E pensar hoje, no cotidiano escolar, é uma atividade que raramente acontece. Nossos alunos estão acostumados com respostas “prontas”, conteúdos “mastigados”, estão desestimulados, acomodados, anestesiados e poucos demonstram criatividade e expõem suas curiosidades e argumentos.
Percebemos também que trabalhamos na escola, na maioria das vezes, não com projetos de aprendizagem, mas com projetos de ensino, onde os professores e/ou coordenação pedagógica escolhem o tema a ser estudado, satisfazendo ao arbítrio da seqüência de conteúdos do currículo, onde as definições de regras e atividades são impostas pelo sistema e simplesmente se cumpre determinações sem optar. Assim, o conhecimento não é construído, o professor apenas transmite o que sabe, onde poderia ser estimulador/orientador do processo e o aluno agente deste e não mero receptor.

Culpar quem? Não se tem aqui o objetivo de determinar os culpados pela equivocada prática de ensino, que transforma o aluno perguntador em um mero receptor passivo. Digo transforma porque a criança, ao longo de seu crescimento e desenvolvimento, tem por característica “bombardear” os adultos de questionamentos e as respostas sempre parecem insuficientes.
É preciso buscar alternativas para mudar esse cenário educacional e, com certeza, o caminho nos conduz aos projetos de aprendizagem, trabalho este que vem demonstrando (através de artigos escritos e trabalhos já publicados e disponíveis, inclusive na internet) que é possível ensinar e aprender de forma prazerosa, onde alunos e professores individualmente e, ao mesmo tempo, em cooperação, escolhem o tema a ser estudado/investigado e se leva em conta a realidade de vida dos educandos, onde o aprendiz satisfaz suas curiosidades, desejos e vontades, revela sua criatividade e no decorrer do processo, descobre potencialidades até então desconhecidas, compreendendo os mais variados assuntos numa relação interdisciplinar, além da integração de novas tecnologias que auxiliam na construção do conhecimento e inclusão no mundo digital, tecnologias estas cada vez mais presentes na vida das pessoas e no cotidiano escolar.

FORMAÇÃO CONTINUADA NO NTE

A construção desse blog é mais um desafio lançado aos coordenadores dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas estaduais de abrangência da 36ª CRE, de Ijuí/ RS, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE desta cidade, sendo um Curso de Formação Continuada em Informática Educativa, com encontros mensais presenciais e horas à distância, onde participo desde abril de 2006. Tal curso vem embasando e fundamentando teoricamente minha prática educativa.
Cabe salientar o dinamismo com que as professoras coordenadoras do NTE conduziram e conduzem os encontros, bem como sua dedicação para que nós, cursistas, possamos desenvolver nas escolas onde atuamos, um trabalho responsável, condizente aos avanços tecnológicos existentes e que exigem novas posturas frente ao fazer pedagógico. Tal curso, com certeza, privilegia a aprendizagem cooperativa e autônoma, oportunizando a intercomunicação e interação com colegas professores, outros profissionais e com diferentes recursos tecnológicos visando à inclusão digital no processo educacional, bem como proporciona uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e técnicas dos Laboratórios de Informática Educativa, incorporando o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem, proporcionando à escola apoio contínuo nos processos pedagógicos e técnicos.
Através do curso oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional pudemos conhecer, refletir e interagir com a equipe do NTE, socializando os trabalhos realizados nos LIEs das escolas, aprimorando estudos quanto aos projetos que privilegiem a aprendizagem, desenvolvidos pelos docentes nas escolas, contribuindo na construção do conhecimento que mediam os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver).
Muito importante também é o suporte técnico e pedagógico que o curso no NTE propicia para o desenvolvimento de nossa ação docente quanto ao uso de novas tecnologias educacionais, que contribuem na formação de uma sociedade mais humanizada e qualificada.